quinta-feira, 22 de outubro de 2015

um alerta: os perigos da estafa mental.

Olá meus amores! Gostaria de compartilhar algo da minha vida que serve de alerta pra vcs: a estafa.
A estafa ou também conhecida como fadiga é a exaustão do cérebro e que prejudica todas as outras atividades. Eu tenho 25 anos, trabalho numa cidade a duas horas de viagem da minha, acordo as 4h30 da manhã 3x por semana sendo professora de atuais 18 turmas (isso por que estou com um problema de lotação por que o normal é eu ter pelo menos 30 turmas), faço faculdade de direito a noite, sou casada mas não moro com o meu marido (e eu to tentando definir se isso é bom ou ruim) e só nos vemos aos finai de semana. uma hora o corpo iria pifar. Há uns tempos eu sentia já que a minha mente estava pendente. não me concentrava nas aulas, era um sofrimento sair de casa (e ainda é por que eu não me recuperei ainda), é horrivel ficar quebrando cabeça com como eu vou usar meu salário pra pagar as contas (por causa dos descontos de greve, nunca mais arquei com as contas sozinha, quem me ajuda é minha mãe), o estresse no trabalho que tava demais e ai.... BOOOOMMMM uma briga de proporções devastadores com o meu marido. nem preciso dizer que aí fudeu tudo né? Parecia que tinha passado um caminhão por mim e me transformado em patê: dói meu corpo, minha mente e minha alma. passei dois dias em que olhar pra fora de casa doía minha vista. sentir o vento era o pior espancamento. organizei pessimamente as minhas provas, falhei nas aulas do curso ao ponto de ler uma linha e voltar pro começo dela por ter esquecido. e eu não to dramatizando: é o efeito da estafa severa. O nosso cerebro quando está exausto, o corpo inteiro padece. sua memória falha, vc sofre mudanças terríveis de humor, não se concentra, tem dores no corpo ou pode desenvolver doenças aparentemente nada a ver. nos casos mais graves, pode desenvolver até uma doença autoimune. Para aliviar os sintomas, vc precisa de vitaminas, de preferencia aquelas que combatem o estress e, principalmente, desacelerar e largar os eletronicos. é essa hora que vc precisa daquele livro de colorir, ou fazer palavras cruzadas, ou brincar com seu filho ou sombrinho, sabe? fazer trabalhos manuais. isso que relaxa a mente. é como um alongamento para o cerebro. e vc tem que parar urgentemente pois pode tornar-se uma fadiga cronica ou evoluir para a sindrome de bournot, que é a sindrome do esgotamento profissional. apesar de ser do esgotamento profissional, pode atingir estudantes e até mesmo desempregados que estão exaustos de tanto formular ideias e distribuir curriculos para não ver a sua família padecer com necessidade. a sindrome de bournot já precia mesmo de acompanhamento médico e medicamentos para tratar. Eu já sofri várias vezes de estafa na vida, mas dessa vez foi de jeito. equilibre a comida, tire um tempo pra relaxar, faça atividades manuais e depois de ler esse texto, se puder, largue os eletronicos. se cuidem! :* links interessantes: Você é vítima de estafa mental? sindrome de bournout

Nenhum comentário: