quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

trabalhe com o que ama e não terá um dia de traERROR

Relações de amor e trabalho são confusas para mim. Até antes de me formar, achava que trabalhar era apenas executar aquilo para o qual fui treinada(isso mesmo, esse pensamento frio e calculista) mas aí percebi que o buraco é mais embaixo quando finalmente fui por a mão na massa. Eu já tinha percebido no estágio que dar aulas não é minha praia, mas aí fui sempre pela máxima "melhor com o diploma, tudo fica mais fácil" e realmente é mais fácil de progredir na vida. tenho 1 ano de concursada na seduc, quase 2 de sala de aula e não consigo sentir o mínimo de apatia pelo meu trabalho. O pior de tudo é que quando abro a boca pra reclamar, aparece alguém pra me censurar. Pior ainda quando digo que quero mudar de profissão e buscar algo que eu goste: é o equivalente a algumas pessoas me verem como Hitler. Sério. as vezes tenho a impressão que todos podem ser felizes nos seus trabalhos e eu não. Meu marido é um ótimo professor e creio que pelo menos 70% do seu bom trabalho nas escolas se deva por ele amar o que faz. Mas eu não amo o que faço e me considero péssima. Me sinto mal até em pensar em ir, falar alto com os alunos pra pelo menos tentar que eles me escutem, preencher diários, ver o governo sacanear a gente e perceber que todo ano será assim por que na educação não existe uma promoção. Ser professor é ser sempre professor, não importa se é diretor ou coordenador. Ainda não vi nenhum aspecto da educação que me agrade de verdade.
Eu pretendo mudar de carreira por que essa tá difícil pra mim. E gostaria que a sociedade respeitasse todas as pessoas que, por várias razões, querem também mudar. Ora, por que não podemos ter a liberdade social de não nos abominarem com seus olhares quando dizemos que queremos mudar de carreira? Acho tão ridículo quando algumas pessoas dizem pra mim "mas vc é concursada, tem a vida feita, pra que mudar?" Ora, ter a vida feita é ser infeliz? não, obrigada. É quase como aquele papo antigo "tanta gente na África passando fome e tu vai deixar esse restinho de comida no prato?" -Me diga vc quantas vezes vc já doou neste ano comida para os africanos? Ou para um mendigo perto do seu bairro? Não me arrependo, em nenhum momento do curso que eu fiz. Amo ciências da religião e não imagino minha vida sem essa experiencia acadêmica. Só não me dou bem com o fato de ser professora, ouvir da sociedade inteira algo como "se vc quisesse dinheiro e prestígio não faria licenciatura" "professor é vagabundo" ou a pior "dessa profissão só se extrai amor, por que dinheiro, valor social não tem, acostume-se" e, as vezes, ouvir de colegas de profissão que eu não tenho manejo de sala de aula(pudera né, eu tenho 45 minutos em cada turma - que são 30 de ensino religioso- se eu parar pra ir procurar 3 que furaram aula, mas antes nem sair de casa). Tudo isso é muito desgastante e desmotivante pra mim. Não sou eu que vou mudar a educação (muitos já se aposentaram tentando isso),então pelo menos que eu me mude. Não é uma fraqueza, mas é cansativo estar mergulhada no mar de negatividade e sair. Meu marido sempre gostou de ser professor e o admiro por isso. Eu que não nasci pra isso e acho mais do que digno ir procurar minha praia. Sem os olhares repressivos. Também tenho direito de ser feliz profissionalmente.

2 comentários:

Antônio Lobo disse...

Perfeito! Então faça o que te faz realmente feliz amiga. Estou formando no curso de ciências da religião. Porém não pretendo seguir carreira nessa área. Pois minha história é parecida com a sua, faço essa licenciatura porque me identifiquei demais com ela, mas meu sonho mesmo é ser Médico Veterinário. E cuidar dos animais que são muito mais fácil de lidar do que muita gente ignorante que com certeza irei encontrar em sala de aula. Sucesso Pluma.

Antônio Lobo disse...

Perfeito! Então faça o que te faz realmente feliz amiga. Estou formando no curso de ciências da religião. Porém não pretendo seguir carreira nessa área. Pois minha história é parecida com a sua, faço essa licenciatura porque me identifiquei demais com ela, mas meu sonho mesmo é ser Médico Veterinário. E cuidar dos animais que são muito mais fácil de lidar do que muita gente ignorante que com certeza irei encontrar em sala de aula. Sucesso Pluma.