sábado, 17 de agosto de 2013

a (inexistente) educação brasileira

olá meus amores, ultimamente anda muito em foco a educação e a sua péssima qualidade nos jornais, já repararam? eu como pessoa formada no curso de licenciatura e atuando em escola me sinto no dever de dar a minha opinião, mesmo que ninguém tenha pedido. primeiro gostaria de dizer sobre o cerne da questão: a bosta como é tratada a nossa educação - escolas sucateadas(isso quando tem), professores mal formados e mal remunerados, alunos sem merenda e etc, tudo isso nós sabemos, o elemento novo é como a situação dessa vez anda insustentável. sou professora de fato e de direito a mais ou menos 3 meses e já perdi as contas de quantos alunos meus já me perguntaram por que eu exerço essa profissão. primeiro me perguntei se eu era uma péssima professora e com o tempo, fui conversando com meus alunos e eles me davam respostas assim: "por que é tempo perdido" "por que tem que ter muito saco pra aturar alunos bagunceiros" "por que ganha pouco" "não vale a pena o custo-benefício de se investir nisso". meus alunos são de ensino médio e nenhum quer seguir a carreria de professor. e eu discordo? não. desculpa aí moçada da educação que gosta dessa vida mas só em 3 meses, ouvi muito desaforo e fui muito desrespeitada como nunca antes tinha sido em toda a minha vida. essa semana mesmo eu fui dar um recado em sala sobre uma festa que a escola em que eu trabalho promove para angariar fundos para a propria escola e uma aluna me chamou de burra por que eu não me lembrava o dia da festa. eu fechei o punho e disse calmamente: me mandaram dar o recado e dei, mais informações na secretaria e outra, me formei pra dar aulas, não pra saber corretamente de data de festa." mesmo que a festa seja um evento importante da escola, a realidade pra mim é essa: dei o recado e só. ainda tem aqueles problemas que todo mundo sabe, mas ninguém quer corrigir e que jogam a culpa toda nos professores: a falta de educação dos alunos. educação se recebe em casa os pais ou responsaveis, professores ensinam matérias para a formação academica básica do cidadão. respeito, solidariedade, responsabilidade são ensinamentos essenciais que vem de casa, da familia. tanto que se a escola for responsável por tudo, não surtirá tanto efeito como se a familia ensinar aos seus filhos esses valores. salário baixo. sim. um cargo no trt-pa ensino médio tem como salario inicial R$4.000 trabalhando cerca de 6 horas por dia. professor, que obvio tem ensino superior, trabalha para ter a mesma quantia, tres turnos... isso já descontados os impostos. e onde fica o tempo pro professor cuidar da familia? ter lazer? cuidar das aulas? zero né? enfim. o sistema educacional brasileiro é desumano e cruel quando se fala das estruturas educacionais, escolas sem banheiro, sem água, gente que rouba merenda escolar, ditos professores que só aparecem 4 vezes por ano na escola, passa um trabalho e pronto, escolas sem bibliotecas, sem nada! gente, isso é o cúmulo da estupidez! vou bater de novo na tecla da ausencia familiar na escola: os pais tem preguiça de serem pais! não dizem não aos seus filhos, se o filho tira nota baixa, a culpa é do professor, se o aluno é indisciplinado é por que a escola não presta. ora? pariu pra que então? vendo esses exemplos defini pra minha vida que quando eu tiver meus filhos, vou ser o mais proxima possivel, não vou deixa-los sobre a responsabilidade de outros, vou acompanhar as notas, fazer dever de casa juntos e tudo o mais que eu tive com a minha mãe. o secretário de educação de são paulo falou algo muito interessante esses dias aí (clique aqui) minha opinião:não me vejo seguindo essa profissão por muito tempo. e não sou só eu.

Nenhum comentário: