quinta-feira, 30 de junho de 2011

Brasília e o Ensino Religioso e a falta de informação...

Olá amores!

Como voces devem ter acompanhado no twitter @plummacorecha e @caciruepa eu estava em Brasília para ver a audiencia pública que tinha a função de debater a PL309, do deputado Marco Feliciano, mas como tudo referente ao ensino religioso, houve desvios e fuga do tema,enfim! pura falta de conhecer o assunto para que se pudesse haver um debate decente da parte da maioria dos deputados presentes! o que mais me assombrou foi quando um deputado, do qual eu não lembro o nome,falou que tinha chego ao STF a proposta de votação de se acabar com qualquer forma de ensino religioso no País, e que o ministro Peluso se mostra favorável a acatar esta ideia. Meus deus do céu! Como é grande a ignorância deste país!
Na audiencia não tinha nenhum deputado do Pará, e olha que a Uepa foi a primeira universidade pública do País a ofertar o Curso... mas enfim! fazer o que né?
Sai e lá com um ódio mortal da coordenadora da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Edna Martins Borges, que mostrou o quanto o MEC é em cima do muro nessa questão, sem querer se envolver e mais uma vez transpareceu como este país trata a educação = "como aula de ensino religioso dia de sexta feira, em ultimo horario, dão as costas e nem ligam!" e amei as falas da coordenadora de diversidade religiosa da Secretaria de Direitos Humanos, Marga Janete Stroher, a unica do meio dos ministérios que está realmente interessada em fazer um ensino religioso que valha a pena!laico, diverso,crítico.
Também foi admirável a posição de Elcio Cechetti, Coordenador do Fonaper quando afirmou que o ensino religioso deve ser encarado como qualquer outra disciplina escolar, com base em pressupostos científicos prevendo o estudo, a compreensão e o respeito a todas as crenças.
Nossa! essas pessoas nos fazem acreditar que nem tudo está perdido, mas os deputados... eles são a prova viva de que o povo não sabe votar...
Não sabem nada sobre o assunto e nem se importam em querer conhece-lo, falam com pose de autoridades, mas é só pose! falaram tantas aberrações, tipo: que cada igreja desse sua aula de ensino religioso, que o ensino religioso fosse extinto por que é de hegemonia católica e por aí vai! eles pensam muito no ensino religioso catequético e eles não se tocaram que o que queremos é mudar essa realidade! Religião é na igreja, no terreiro, em casa. Educação sobre Religiosidade é na escola, com abordagens históricas, filosoficas, sociológicas, críticas,cientificas, como deve ser! é conhecnedo o outro que se acaba o preconceito, a violência e eles não tão nem aí!

Claro, não fiquei calada! disse que tava chocada com o que eu estava ouvindo e que o problema era falta de educação, falta de conhecimento sobre o assunto!


e o César Peluso ta no mesmo rumo da ignorância...

por isso que eu digo: se vc não sabe, procure saber antes de se manifestar.

tu professor de Ensino Religioso que está lendo este bog, vamos nos unir e acabar com essa desinformação! vamos educar!

quer ouvir/baixar esta audiência? clique aqui

Nenhum comentário: