quarta-feira, 6 de maio de 2015

...Dom Vicente Zico era o retrato do amor...

A sinceridade é o forte desde meu blog, então gostaria de dizer que eu gosto de ritos funerários. As palavras batem em nossa alma fragilizada pelo momento e nos fazem refletir sobre a nossa vida, que é tão tenue com o limite da morte. Sobre a morte, muitas perguntas, muitas tentativas de respostas e quase nada que nos satisfaça. Porém, há momentos em que é possivel chegar perto da linha tenue e ver o além. Segunda, faleceu nosso Bispo Emérito de Belém, Dom Zico. Alguém que eu tenho um enorme apreço, carinho, amor e respeito. Uma vez numa celebração para jovens, tive a oportunidade de chegar perto dele e ele me dar sua benção. Emana dele paz e amor. Ternura. Guardei comigo aquela imagem, aquele sorriso. Era um homem de acalentar corações aflitos. Era o meu retrato do que as pessoas que acreditam em Deus e sua infinita misericórdia deveriam sentir e transmitir, tranquilidade e aquele sorriso de "estamos com Deus e Deus é amor". Levei comigo. Nunca esqueci. Agora com seu falecimento, eu já mulher, adulta, me emocionei. Me tremi quando li na internet que ele havia morrido. fiquei feliz quando ele disse a família que queria passar os ultimos momentos aqui, pois eu não queria que ele morresse, mas acredito que as pessoas sabem quando chega a sua hora. a hora que separa vivos e mortos, o material do espiritual, de conhecer o que de fato há do outro lado. Fiquei feliz pois ele escolheu para sua hora mais sublime descansar nas terras que ele tanto amou. perto do povo que o tanto amou. Eu não frequento mais a igreja, apesar de ser extremamente devota e ter uma fé inabalável em Nossa Senhora de Nazaré, mesmo assim, acredito que o clamor e a fé do povo tornarão o que Dom Zico foi pra nós: um santo. Um ser divino. Não sei direito como o processo de beatificação funciona, mas penso que um exemplo de amor fraterno como o dele deve ser incentivado pela igreja. Se ele fará milagres? claro que sim! Ele já fazia em vida. Era um homem generoso com o próximo, Coisa que metade de nós não é. Era um homem que despertava a fé. Chamava as pessoas para conhecer o amor de Deus. Um santo começa com o clamor popular. Acho que hoje já percebemos que Dom Zico nos dá amor de lá do paraíso, onde ele deve estar. Que ele está com Nossa Senhora de Nazaré, de quem era tão devoto. Tentei ir ao velório, mas pra ser sincera, me acovardei. Não teria coragem de ver um sorriso acolhedor daqueles apagado. Prefiro lembra-lo de quando era menina e a benção que me deu. pegou minha mão e tive a oportunidade de sentir aquela paz de Deus.
Vá em paz, Dom Zico. A lição de amor fraterno e despretensioso ficou em nós. *** gostaria de publicar pra voces esse textinho que escrevi no facebook quando soube que Deus havia chamado Dom Zico para descansar: "O que dizer? Dom Vicente Zico era o retrato do amor, da paz, tranquilidade, da velhice feliz que almejamos. Ele é um santo. Ele é pra mim, a representação de tudo que há de bom. Difícil haver outro. Te amamos, nosso mineiro paraense, filho amado de nossa senhora de Nazaré. O círio será diferente esse ano, porém sempre com sua luz e presença em nossas vidas. Amanhã tentarei me despedir do senhor. E que o senhor interceda por nós. Que Deus te receba meu bispo. Amém."

Nenhum comentário: