sábado, 12 de julho de 2014

A HISTÓRIA DO 7 A 0 NO FUTEBOL PARAENSE




Olá povo. Espero que todos estejam bem. Depois daquela goleada que a Seleção Brasileira levou da Alemanha no dia 08.07.2014, surgiu uma boa discussão sobre o 7 a 0 em clássicos Remo e Paysandú. Links postados, imagens, Wikipedia e por ai vai.
Como gosto de futebol e sua história, e nunca tinha ouvido falar que o Remo ganhara assim decidi procurar. Pensei até em entrar em contato com jornalistas esportivos, porém, possuo o livro " A História do Campeonato paraense de Futebol" de autoria do Jornalista Esportivo Ferreira da Costa, a qual responde esta questão.
Enfim, a seguir em texto e imagem  a verdade sobre o 7 a 0 no futebol paraense. Clique nas imagens para ver melhor

Resumo do Parazão 1926. 


A questão levantada


Como foi visto o Remo foi campeão no ano de 1926, porém em sua campanha vitoriosa, a qual só teve uma derrota (para o Paysandú, como visto acima) e aplicou várias goleadas, incluindo ai um surpreendente  8 a 1 sobre o União Esportiva, não houve essa goleada de 7 a 0 sobre o Paysandú.
Mas Bruno, podem dizer alguns, e essa imagem deste time remista em que se mostra mesmo um 7 a 0 sobre o Paysandú no mesmo ano e campeonato?
Calma. Como disse, falar até papagaio fala, quero ver provar. E aqui vai a prova.
Segundo Quadro, nada mais  do que seria hoje o sub-20 ou divisão amadora. Tanto que temos ainda hoje nos campeonato paulista  e espanhol time como Barcelona B, Corinthians B e assim por diante. Por isso que são poucos, incautos ou crentes em tudo que lhes é mostrado, que celebram esta goleada.
Entendo isso, porém se é para levar isso a sério, deve-se também a outras goleadas que houveram e que haverão nas divisões de base, masters,futebol de botão, bola de gude, disputa de pipa e assim por diante.
Portanto o único 7 a 0 do em REPA's do Futebol Paraense, valendo mesmo foi este aqui:





Se alguns não entenderam um detalhe, ou não querem, destaco aqui para vocês:

7 a 0 Legítimo na era Profissional


CONSIDERAÇÕES
- O responsável pela página do REPA na Wikipédia deve ter um pouco mais de cuidado ou menos fanatismo, a não ser que ele esteja levando em consideração todas as fases do futebol (sub,profissional,masters), o que duvido;
- Já o responsável pela página do Remo na Wikipédia já teve esse cuidado, uma vez que nunca mostrou isso;
- Quero aqui não formentar raiva ou agressividade, mas como disse no face apenas mostrar os fatos como ocorreram;
- Quem quiser um exemplar do livro, ainda deve ter na Fox, já que a News Time acabou;
- É uma tremenda bola nas costas este livro não ter sido impresso aqui no Pará.

FONTE: COSTA, Ferreira da. PARAZÃO CENTENÁRIO, A História do Campeonato Paraense de Futebol.  Editora: Helley S.A.Gráfica e Editora. Teresinha-PI. 2012




























































































2 comentários:

Cultura Inútil disse...

Engraçado que, lendo e relendo a reportagem (parcial e pouco elucidativa, assim como o seu post), eu não vi em nenhum lugar que o torneio de Segundos Quadros era uma espécie de Sub-20, como você apontou. O que eu li é que era um campeonato preliminar ao principal. Onde você viu que era Sub-20?

Unknown disse...

A maior goleada do remo pode não ser 7x0 mas o remo já venceu o paysandu por 7x2