quinta-feira, 27 de junho de 2013

manifestações... peraí...

olá meus amores que saudade! bem, mesmo isolada no interior do Pará, pude ver os protestos em várias partes do país através da internet e da tv e em alguns momentos fiquei chocada, em outros, me senti impotente por não estar nem na minha cidade natal e em outros fiquei com medo. todos sabem que historicamente revoltas populares levam a algum tipo de mudança... mas o que eu percebo é que algumas coisas estão fora d eixo. não vu falar sobre outras cidades por que prefiro me deter ao que eu conheço: Belém. a começar pelo transporte público e mobilidade urbana: NÃO EXISTE! os onibus de Belém já foram alvo de pesquisa onde dizia que são perigosos para a saúde e é verdade! são cheios de baratas, sujos e as vezes, cheios de lixo! é culpa tanto da população quando das empresas! eles são sucateados, velhos e muitas vezes, dizem que é frota nova mas a impressão que dá é que são repintados! mobilidade urbana é um conceito que diz respeito a vc se locomover pelo perímetro urbano com qualidade. bicicleta é o principal transporte de Belém e é o último a ter vez. andar a pé então nem se fale! uma vez comprei uma revista em que um camarada achava super ultrapassada essa concepção que temos que o bom é investir em carros. o bom é investir em bicicletas, já diz o ex prefeito de Bogotá, pra não dizer que essas coisas são modinhas da Europa. e a colombia não é um país com a economia tão em alta como o nosso. falta pra nós é inteligencia. passando dessa questão... a para se perde. uma dica: precisamos é lutar por saúde e educação. reduzir a tarifa que nem aumentou pode ser secundário em Belém. esses protestos aqui é mais modinha se for só pela passagem de onibus. o foco deveria ser saúde e educação. nossas escolas são fim da vida e os nossos postos que deveriam ser de saúde, rato morre e nem tem coragem de jogar fora. quanto a saúde, podemos falar do Pará inteiro: se não tem médico no interior, as prefeituras e secretarias de saúde mandam pra Belém, isso se a gestão não for omissa; aí esbarramos sempre naquela questão de postos lotados, precários e etc... e ainda tem gente que diz que não temos muito o que reivindicar! bora ficar de olho nessas manifestações e pessoal que tá no front de batalha, lutem pela melhoria na saude e na educação! ah uma dica, vamos olhar a pec 99.... teocracia não!!!!

Nenhum comentário: