quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

caso Eloá. não poderia deixar de comentar.

98 anos e 10 meses é muito pouco para o que ele fez.
Lindemberg Alves matou a ex namorada Eloá Pinheiro por que teve sua integridade de macho ferida, por que seu descontrole foi maior que seu raciocínio. para mim, tudo isto foi premeditado pois, se ele tivesse ido na casa dela sem intensão de mata-la, apenas dar-lhe um susto, ele tinha se entregado no mesmo dia.
Lindemberg, como todo agressor de mulheres, não queria saber se Eloá tinha uma vida pela frente, desde que fosse submissa ao seu lado, sem olhar nem pra si mesma. por que o companheiro agressor é assim, não vê a mulher como alguém, ve como coisa submissa, boneca manipulável, algo de relação de mutualismo, um não vive sem o outro, ou melhor, um não vive sem a submissão e manipulação do outro. o agressor enxerga a mulher como alguém que ele não pode viver sem, torna-se obsessão, ele persegue, vai atrás, sabe por que? por que ela também está nas mãos dele. por que pelo maldito amor, ou pela maldita carencia, acaba casando um par perfeito de dois infelizes.
feliz é a mulher que se liberta,infeliz é a mulher que morre, como Eloá.
feliz é a que enfrenta e segue em frente, como tentou Eloá.
feliz é a mulher que identifica a doença nos olhos do parceiro, como várias mulheres.

não há nada contra(pelo contrario, o "a favor" grita!) a mulher ser parceira, amiga, companheira, amante e apaixonada pelo seu namorado, noivo ou marido. mas é preciso não se deixar levar pela cegueira, é preciso reconhecer, ajudar, conversar, se necessário fugir do agressor!

entrando pelo viés do assassinato de Eloá, um crime de homem contra mulher, vou falar também da lei Maria da Penha, que nesses dias ganhou outro texto mais favorável pelo STF, que diz que mesmo a queixosa retire a acusação, o ministério público deve abrir processo contra o companheiro agressor. eu sei que o medo apavora e por isso acho super eficaz essa medida do STF; só falta ela funcionar.

outra coisa que acho válido comentar aqui é que Lindemberg foi condenado a 98 anos e 10 meses, mas graças a nossa constituição, só pagará 30 anos, e devido ao atrasadérrimo código penal, ainda há chance de sair antes. isso não é justiça. Eloá não vai voltar. tá mais do que na hora do nosso sistema judiciário se atualizar e também começarmos a escolher políticos interessados em mudar essas leis, no caso, os deputados federais.

para as mulheres: se amem! e as que já se amam, amem-se muito mais!
ponham suas vidas e integridade em primeiro lugar. disk denúncia 181, sigiloso.
para a família da Eloá, muita força, muita saúde e sim, vamos torcer para pelo menos ele cumprir pena máxima, mesmo que não seja a mais justa das sentenças.
para os homens: meninos, vcs tbm precisam se amar, para amar uma mulher, o homem tem que se amar, se respeitar, (se bem que para mim, no caso de um homem violento - seja verbal ou fisicamente - deve ter um grau de doença aí) e assim amará de verdade alguém que vai te amar também.

aos dois: todo casal se desentende, partiu para a agressão, é bom procurar ajuda e/ou a polícia.

beijos.

Um comentário:

tamara disse...

graça a deus foi feita a justiça pela eloá ele mereceu ñ se tira a vida de ninguen. de uma adolescente com a vids inteira peça frente.