segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PARAZÃO 2012


Alô galera! Neste post aqui vai minha humilde opinião sobre o futebol do estado, que ontem teve a ultima rodada do 1º turno da fase principal, quando os oito melhores times se enfrentam pelo titulo e vagas para a Copa do Brasil 2013 e Série D 2012.
Com o fim dessa fase, temos os seguintes classificados as semi-finais: Águia, Cametá, Remo e Tuna. Dois do interior contra dois da capital. há alguns anos essa disputas era apenas para inglês ver, pois os times da capital disputariam o titulo, hoje não, sempre tem uma disputa ferrenha pela taça, sendo que ano passado uma equipe interiorana papou o campeonato.
Falando nisso, vejo sempre com bons olhos esse nivelamento, apesar que alguns dizem ser por baixo. Mas por que essa mágoa? Se a equipe se prepara melhor lógico que terá resultados positivos, e já vai anos que camisa não ganha nada. Como apreciador do futebol, era muito chato quando só se tinha Pinheirense,Tiradentes,Marituba,Sporte Belém, Pedreira...todos da Região Metropolitana de Belém, em que praticamente só havia uma torcida em campo, isso é, quando se jogava em Icoaraci (Pinheirense) ou em Barcarena(Tiradentes). A interiorização é benéfica pra o futebol, com times de outras cidades do estado, com outras praças esportivas, com novos públicos, isso é muito bom, pois dai se sai novas e boas revelações, que por burrice, ranzinzice não são aproveitados por aqueles chamados Titãs do futebol local.
Digo isso por causa da grande quantidade de escolinhas que existem no estado de outros clubes do eixo sul-sudeste e que pegam um garoto bom de bola e este passa longe da dupla REPA, e estes nem fazem questão de tê-lo.
Mas, aparentemente temos um sopro de rejuvelhecimento nas equipes desses dois clubes e valorização da prata de casa. Sinomar e Nad tem dado espaço para a garotada, em especial o último, e tem conseguido bons resultados. Sei que muitos questionam que derrotas/empates tem-se que mudar logo o técnico, trocar a equipe por pessoas mais experientes...NÃO!
Esses imediatistas são, mesmo que não sabendo, aqueles que ajudam a afundar os clubes, trazendo "jogadores" que fazem turismo,vivem no chinelinho e ainda falam mal daqui e de nossa população(não que nossos dirigentes sejam bons pastores).
Mesmo com a derrota da dupla REPA, em especial a do Paysandu que foi em casa e desperdiçou pênalti, temos sim valores que podem e devem ser lapidados, inclusive na comissão técnica. Muitos já falam em se trocar os técnicos e toda aquela papagaida que sabemos o destino que é.
Para mim, tanto Remo quanto Paysandu precisam de APENAS um zagueiro, meio-campista e atacante mais experientes, e SÓ. Portanto que os dois continuem a prestigiar a base e a prata da casa, senão jamais sairemos desse poço que futebol do Pará está há mais de 4 anos.

Nenhum comentário: