segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CAPITÃO AMÉRICA O PRIMEIRO VINGADOR - RESENHA


E a ai Povo? Depois de um bom tempo eu volto!!! Se possível postarei todos os dias, já que terei tempo disponível. E o 1º post desta volta é sobre o filme do capitão América, o Primeiro Vingador.

Atenção tem Spoilers!!!

Apesar de ser um filme da Marvel Studios, o que poderia já dar uma certa segurança ao espectador, o filme do capitas era considerado uma aposta de alto risco, uma vez que o personagem é muito ligado aos EUA, ficando muito difícil dissociá-lo do poder político deste país(sendo para os comunistas de faculdade um dos grandes representantes do imperialismo americano), porém para nossa grata surpresa o filme passa longe de ser uma propaganda americana nos cinemas, e você tendo que desembolsar vinte reais pra ver isso.

Na primeira hora do filme se mostra bem a construção do personagem, quando o magriça do Steve Rogers quer por que quer servir nas forças contra os nazistas, porém com seu histórico de doenças, tais como asma, faz com que seja constantemente reprovado nos exames de admissão. Até que conhece o cientista da divisão da inteligência do Exército que ao ouvir a conversa com seu amigo Bucker( que nos quadrinhos é um garoto de 16-18 anos, sendo assim mascote da companhia) que iria servir na companhia em que o pai de Rogers serviu na 1ª guerra.

Em seguida vemos o treinamento em que ele passa, e mesmo com seu físico raquítico consegue completar as atividades e se destaca por sua perspicácia, ao descer uma bandeira e ganhar carona com a agente Peggy Parker e seu senso de lealdade/bondade/sacrifício na cena da granada.

Temos também no filme uma boa aparição do pai de Tony Stark, Howard Stark, o qual se explica seu comportamento de Bom Vivant, e mesmo assim se percebe uma boa amizade com o capitas. Na cena da transformação,com o soro do super soldado e os Raios Vita, vemos o quanto foi importante a participação do Stark.

Falando em transformação, há aqueles que acreditam que o capitão é uma forma de incentivo ao uso de anabolizantes, tal como o Homem-Hora da DC comics. Sinceramente pra mim não.

Só que antes de ir para o front, o capitão vai servir de propaganda ambulante, vendendo bônus de guerra para que haja fundo de financiamento.No começo ele se sente tímido, mas depois vai melhorando sua interpretação mas ao chegar na Itália percebe que ele é apenas um fantoche, e não sente digno de estar junto aos outros soldados. Até quando fica sabendo do desaparecimento de seu amigo Buck e decide ir resgata-lo, indo de encontro as ordens do Coronel Philips. lá ele tem o 1º embate com o Caveira Vermelha e percebe que não é o único a ter destaque. No fim consegue salvar Buck e quase 400 soldados, ao voltar a base ele é reconhecido como soldado pelos outros, incluso o Coronel Philips. Nesta cena aparece o comando selvagem, que infelizmente não foi melhor aproveitado.Mas destaco a dublagem de Mauro Ramos no papel de Dum Dum Durgan.


Após a morte de Buck, que ocorreu de uma forma clichê ao cair de um trem no desfiladeiro, o filme parece que corre muito. Sei que há um condensação para se editar o filme, mas não justifica tamanha correria, principalmente por que a Marvel perdeu uma grande oportunidade de fazer um excelente filme de guerra.

No fim, após uma luta num bombardeio contra o Caveira Vermelho que tem como destino os EUA (NY,Chicago,Washington), o Capita faz uma grande avaria no equipamento onde se encontra o Cubo Cósmico que gerava energia para o avião, faz com que o Caveira o pegue nas mãos e aparentemente morra, na verdade ele é transportado para a Árvore dos mundos que vimos em Thor, a Yggdrasil. E tal como nos quadrinhos, ele, Capitão América, se sacrifica para salvar os EUA e congela/adormece no Pólo Norte. Tal como no inicio, o filme se passa na atualidade no final e ele descobre que salvou o país, mas está 70 anos no futuro.

Considerações Finais:

1 - O filme é bom, pode ir no cinema ver que é diversão garantida;

2 - Como o Howard Stark que comandou a busca pelo Cubo Cósmico, não duvido nada que baseado nisso que ele começou o protótipo do Gerador Ark e e sua finalização que foi feita em Homem de ferro 2;

3 - A atuação do Cris Evans superou as expectativas. Não merece um Oscar mas sua performance surpreendeu quem conhecia seu trabalho. Falando em atuação, achei a do Tommy Lee Jones (Coronel Philips) e do Hugo Weaving (Caveira Vermelha) meio acanhadas, seria para não obscurecer a do Evans? ;

4 - Ao que tudo indica o Capitão "morreu" virgem;

5 - A cena final que mostra o Tony Stark sacaneando o Thor é muito boa.No Teaser dos Vingadores é Foda!


Enfim

NOTA : 9,0!

Nenhum comentário: