sexta-feira, 19 de março de 2010

usina de Belo Monte: estamos mesmo sabendo o que queremos fazer???

AlÔ amores!

O Pará tá um barril de polvora. Pelo menos é assim que vejo meu estado de uns tempos pra cá. Começou com a divisão do estado e a possivel transferencia da capital (que fica no nordeste do estado) para a região central do estado, para amenizar as diferenças regionais. De que adianta? Brasília fica no meio do país e tudo continua desigual. Sorte que essa idéia não foi pra frente.

Agora, em plenos tempos de aquecimento global, quando todo mundo anda com uma bolsinha de pano vagabundo escrito "recicle", que deveria servir para substituir as sacolinhas de plástico quando na verdade apenas viraram uma modinha qualquer, me vem o governo querer fazer uma hidrelétrica aqui! Aí vc se pergunta o que que tem haver. vou te responder: hidrelétricas produzer co2 pra dar e vender e o suficiente pra gente poluir quantas encarnações quisermos, graças as arvores e animais que morrem no processo de alagamento.

Além dessa matança, há as pessoas! Como é engraçada as coisas! Sempre pensei que deveriamos pensar primeiro nas pessoas, depois no resto! O país ganha energia e o pessoal que ta lá perde suas casas, sua história, sua dignidade. Ou vc's acreditam realmente que alguém vai amparar como se deve essas pessoas?

Sabe do que eu lembrei agora? da onda que foi para interditarem a construção duma barragem do rio s. francisco! pode parecer um pouco nada haver, mas é que lá a onda funcionou e barraram as obras. deveria ser feito o mesmo pelo povo daqui.

Voltando no tempo, tucurui que era pra ser uma potencia, se mostrou frágil com suas turbinas precisando de recuperação muito antes do tempo previsto por causa das toxicinas dos animais e plantas mortas no processo de alagamento.(não me lembro exatamente os detalhes, mas que é verdade é).


vou deixar uns pontos que são tão positivos como negativos para Belo monte como qualqer outra hidrelétrica:

Positivos

*
A maior vantagem das usinas hidrelétricas é a transformação limpa do recurso energético natural. Não há resíduos poluentes.
*
Há baixo custo da geração de energia
*
Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias.
*
Crescimento do turismo na região.
*
A água é um recurso renovável.


Negativos

*
Impactos às populações indígenas e populações tradicionais, que terão suas terras inundadas.
*
O alagamento gerará destruição da fauna e da flora.
*
Abaixo da barragem, vai passar apenas um fio de água. A parte seca poderá se tornar um deserto.
*
Os peixes são prejudicados principalmente na piracema, pois com a construção das barragens os impedem de subir e desovar.
*
Mudanças no clima local.
*
Aumento da erosão e perda de terras férteis.


pensem aí.

Nenhum comentário: