quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Questão do Tártaro



Bem pessoal, sei que já vivemos o clima de carnaval, que o clima deve está festivo e por consequência a alegria é a tônica do momento.Porém devo falar sobre isso, uma vez que aconteceu uma fato que aparentemente pode-se dizer que é banal, mas que pode acontecer com qualquer um de nós, que é a Questão do Tártaro.
Antes, para quem não sabe, vamos fazer 1 pequena explanação do que é o Tártaro: "O Tártaro é semelhante ao inferno da mitologia cristã, para onde vão as almas malignas. Em outra versão, Tártaro é exclusivamente onde estão aprisionados os titãs, vigiados pelos três Hecatônquiros: Coto, Briareu e Giges."(Fonte e maiores informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hades_(reino))
No caso de nós, uso o conceito de Tártaro, para descrever depressão. Depressão esta grave, pois temos vários níveis, desde a perda de um jogo/título do nosso time(nível bem fraco, que podemos chamar de tristeza, frustração) até algo mais grave como perda de familiares/amigos de forma trágica ou acontecimentos negativos com a gente mesmo.
Leciono em uma faculdade em Abaitetuba (cidade a 1hora e 40 minutos de distância de Belém), e lá soube de minhas orientandas que o digitador dos TCC’s delas havia morrido:


- Assalto? Perguntei

- Não! Ele se suicidou! Responderam


Me informaram que ele havia sido largado pela mulher, e que tentou reatar, mas não obteve êxito, culminando com seu suicídio. Ele não aguentou a depressão(Tártaro) que a falta dela fez, por isso na 6ª feira dia 06/02 ele pegou uma corda, amarrou no eixo de madeira que sustenta o telhado da casa, e se enforcou.


Era um homem novo, 30 anos, não deixou filhos, mas 2 famílias arrasadas. É de conhecimento geral que a pessoa pensa em suicido quando em seu cérebro os níveis de Serotonina, que é um neurotransmissor envolvida na comunicação cerebral, estão em zero ou bem perto de zero. Quem é deprimido por natureza tem esses níveis baixos, sendo que ações como conversar e sexo ajudam na liberação da Serotonina, além da ingestão de alimentos como bananas, tomates, chocolate ajudam são ricos no elemento que serve como arauto da Seretonina que é o Triptofano.


Ano passado, em outubro na época do Círio, passei pelo Tártaro também. Acabou um relacionamento com uma pessoa que eu queria casar. Fiquei péssimo, os primeiros dias foram 1 choro total. Daí o negócio piorou: não queria mais saber da minha pós graduação, largando-a, também não queria mais trabalhar, fui lecionar forçado praticamente, dando uma péssima impressão. Houve uma reunião de amigos para relembrar os tempos do Paes de Carvalho, o qual eu não fui e expus meu motivo, pelo qual meus amigos se entristeceram, já que eu e ela estudávamos e nos conhecemos lá.


Para completar comecei a sentir algumas dores no peito e quando fui fazer 1 eletrocardiograma deu uma certa arritmia cardíaca. Ai já viu: pensei no mesmo que o homem de Abaitetuba.
Estava realmente disposto a fazer isso,mas não o fiz não sei por que. Esse período da minha vida durou umas 2 semanas, mas pra mim foi como se fosse séculos com facas me ferindo! Mas algo começava a mudar em mim.

Posso dizer que tudo começou quando recebi email de meu ex-futuro cunhado que disse:

Velho, Lamento pela separação de uma relação longa, talvez seja uma separação temporaria pra cada um ter novas experiencias.Em toda relação longa é preciso haver uma reciclagem, é preciso rever conceitos, refazer contratos pessoais e até fazer novos contratos.O ser humano é uma caixinha de surpresa, pois quando parece estar tomando um caminho de ajustes, dentro de nós há uma pergunta:"Será que quero esses ajustes?".Acredito que todos os problemas que o ser humano enfretam, são causados por decisões feitas pelo coração,...são as mais sinceras... concerteza!!, não estou dizendo que sou contra a essas decisões, pois eu sou essencialmente coração. Só quero dizer que.. quando vemos pessoas tomar decisões mais baseadas na razão do que própriamente na emoção, achamos estranho, mas a razão não é um humana? Bruno espero que teu espirito dark prevaleça e o rockeiro que ha em ti siga em frente.

A partir disso algo mudou, como se um elemento antigo renascesse recuperando o tempo perdido, mas só isso não era suficiente. Tive ajuda dos meus amigos,família e colegas de trabalhos e uma pessoa que ganhou destaque no decorrer do ano de 2008. Ela que atravessou dimensões( para chegar ao Tártaro segundo a mitologia grega é necessário 7 dias de viagem dentro da terra!) e quebrou as correntes que me atavam ao Tártaro.

Ta certo que ainda fiquei um tempo no Hades mas depois descobri os Campos Elíseos em Goiânia permaneci lá nesse “estado psicológico” até janeiro deste ano quando voltei a “Terra”. Essa pessoa é a Plumma, ela até criou 1 historia que ´poderia ser uma comédia com ação épica,mas que envolve terceiros(mas é muito boa e depende de alguns ajustes pra ser publicada aqui no blogger.).

Gostaria de encerrar dizendo que se você tem um amigo(a) que se encontra em algo semelhante, próximo ao abismo do Tártaro, ajude-o! Pois nós humanos nos preocupamos com tanta coisa e esquecemos como agir e ajudar o próximo. Esquecemos que juntos podemos mais, e que com isso os bons momentos se multiplicarão e durarão mais com toda certeza!

Depressão(Tártaro), é coisa séria, não escolhe sexo, idade,classe social,opção sexual,religião, cor. Ela tem vários níveis, e todos podem ser vencidos, alguns sozinhos e outros com ajuda. E viva a vida!

Um comentário:

Flavio Ferrari disse...

Caro Bruno,

Você tem toda razão. Depressão é um problema gravíssimo, típico da civiliação moderna (creio que em função do nível de estresse).
Se diagnosticada e tratada precocemente, é perfeitamente superável.
Eu mesmo já tomei anti-depressivos duas vezes. A segunda, quando terminei meu primeiro (e único) casamento.
O grande problema é o preconceito que as pessoas costumam ter contra psiquiatras e remédios psiquiátricos.
Principalmente os homens, que acham que tudo isso é frescura.