sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O HOBBIT- UMA JORNADA INESPERADA: RESENHA

E FINALMENTE ESTREOU O HOBBIT!  E TEM SPOILER PORRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Antes de falar do filme em si, coloco algumas situações vividas na noite de estréia. Fui junto com minha noiva e dona deste blog,Plumma Corêcha, e sua irmã Vivi. Chegamos por volta das 21 horas  no cinema e já tinha uma fila considerada, mas sabia que pegaríamos um bom lugar. 

 E lógico que sempre aparece alguém fantasiado. tem quem deteste, eu acho legal quando bem feito. No caso abaixo, para mim ficou bom.



Devo parabenizar a direção do cinema que organizou o público e nos colocou logo para dentro da sala, fazendo com que ocupássemos as poltronas, que são mais confortáveis que os nossos banquinhos de fila.

Eu e minha noiva

Nosso amigo de filas


Mas lamento profundamente que nos trailers, escolheram o de nº 1 do Homem de aço para ser exibido. Cara parecia que o filme nem era do Zack Snider e sim do Lars Von Trier. A galera ficou morna. O 2º trailer com a voz do Briggs como Kal-el é foda. Já o trailer do Homem de Ferro 3 o público foi ao delírio. Seriam os donos do cinema marvetes :p
Mas o pior foi um bug nos óculos 3D que primeiro a tela ficou rosa, depois um choque que ardeu os olhos, depois o filme ficou em 2D. Os próprios óculos todos ficaram com a lente direita escurecida. O filme saiu da tela. Ai a galera ficou brincando de fazer sombra...mas depois de uns 5minutos desta pane voltamos a ter a Terra-Média aos nossos olhos \o/ \o/ \o/

O filme em si

Depois destes percalços vi muita coisa legal na tela. Gostei da ligação que fizeram com a Sociedade do Anel, pois se inicia com Bilbo falando com Frodo, e este  lembrando ao seu tio de seu aniversário, e da chegada de Gandalf.
Sem contar a velha richa entre os Bolseiros e os Sacolas-Bolseiros no que tange a ouro, e o medo de uma "convidada" que adora  a louça( quem tem a versão extendida sabe de quem eu falo, Bilbo se esconde quando ela e seu marido chegam a festa).
Nãos sei se por causa da hora eu comecei a sentir um sono, mas resistir bravamente e vi todo filme. O problema, creio eu, é que fui para ver algo estilo Senhor dos Anéis(SDO), com mais seriedade. Depois me lembrei que o próprio Tolkien escreveu este livro para ser infantil, e de lá tirar as bases para o SDO.
Partindo dai fui entendo mais a proposta do diretor Peter Jackson.
Quando se muda o foco de não querer apenas o tesouro, afinal os anões são sim ávidos por ouro e toda sorte de pedras preciosas, mas para se ter seu reino de volta foi uma grande jogada. Afinal, teremos uma trilogia, e isso serve como uma base.
A cena da arrumação na casa do Bilbo pelos anões foi muito legal, e tal como no livros temos muita ação.
A cena de Balin descrevendo a batalha em Moria em que se demonstra o porque de  Thorin ter o codnome Escudo de Carvalho foi  linda. Foi muito bem executada. Especial o embate entre Azog  e Thorin.
Falando em ação, não pude deixar de perceber as influências que Peter Jackson teve, entre elas as de Indiana Jones até Harry Potter.Elas aparecem quando o grupo está no reino subterrãneo do  Grão - Orc, que inclusive tem a textura e o comportamento de suas hordas, ao meu ver, de cupins.


A aparição de Radagast ,o castanho, também foi legal. um mago Hippie de fato, mas de bom coração e com um poder que pode ser bem forte se aplicado e treinado corretamente, especialmente mostrado quando mostra a ressurreição de um castor ou quando enfrentou o espírito do rei Bruxo de Angmar e confrotou o Necromante (Sauron?).


Sem contar as referências ao Silmarillion, como no conselho e a fala sobre a Ugoliant, que era um Maia na 1º Era. falando em conselho, Saruman de barba preta me lembrou não sei que artista. A nomenclatura das espadas encontras no tesouro dos Trolls  citando Gondolin teve um gosto especial. 



A parte mais esperada do filme , com certeza foi o encontro Bilbo e Gollun. A tensão mostrada em cena foi muito bem trabalhada, em especial o hobbit não querendo matar, muito menos morrer. Charadas no escuro foi simplesmente uma transcrição do livro para tela, e mais uma vez, bem feita.



Como disse no começo, sei que é um livro infantil, mas precisava ter piadinhas de 10 em 10 minutos quase? Além do que precisava daquela cena do Gollun ficar tal quando estamos desesperados para cagar e conseguimos ao responder a uma charada?
Isso tira um pouco o brilho do filme, apesar da condição inicial de que ele foi escrito, mas mesmo assim assim valeu o ingresso.
Que venha o próximo
Nota:9,0.

OBS: Não dei 10 porque sei que é um inicio, fico pensando se Peter Jackson deseja fazer mais filmes do universo tolkiano. Além do que não vi cenas diálogos como do Hulk com o Thor no metrô(AVENGERS),Mulher-Gato falando com Lucius fox ao ser libertado(TDKR) ou Bond com silva (007), que permanecem 3º,2º e 1º lugar respectivamente.































































Nenhum comentário: