segunda-feira, 4 de maio de 2009

A Odisséia do Cientista da Religião no Pará


O texto abaixo é o email que mandei para meus amigos e graduando em Ciências da Religião.



ETEPA,SEDUC,SEMEC


Começo esse texto dizendo que realmente lei neste país é muito relativo (quanto mais acordo e resoluções). Nessa semana foram distratados 2.235 profissionais, inclusive aqueles que atuam em áreas em que não houve concurso como Educação Especial,Ensino Religioso,Educação Indígena.
Há casos e casos desse desrespeito não só com os profissionais envolvidos, mas com toda a população escolar/ acadêmica , pois esses profissionais não deveriam ter saído ou ao menos terem dado um aviso de que o tão esperado concurso viria. Mas não! Na surdina mandaram os profissionais embora. Do curso de informática da ETEPA mandaram 90% dos professores embora por serem temporários, de mecânica 70%(lembrando que não houve concurso para esta área também).
Com isso, esses cursos e outros da ETEPA estão praticamente fechados.
Na Educação Especial e Ensino Religioso muitos profissionais também saíram nesta listagem, ou antes sabendo apenas de sua situação na véspera de receber o contra-cheque. Eu fui um desses que só soube que foi “desligado” na 4ª dia 29/04 e isso no dia 21/04. A Socorro Araújo(turma do Jader) também sofreu esse desligamento bem como a Juliane Cardoso(turma da Tati). Alem da queda houve o coice: não recebemos o período que trabalhamos e nem nos foi permitido protocolar o processo para tentar receber o que nos é de direito!!!(É ESSA A TERRA DE DIREITOS????)
Lembrando que houve um acordo que preservasse esses profissionais feito em fevereiro deste ano. Vide os links abaixo e confirme com seus olhos:
http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=38762

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=40245

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=9354679245511676652&pid=1241290525285&aid=1210201907$pid=1241290525285

Sem contar que em contato com gestores de pólos a SEDUC não tem em mente contratar profissionais da área, mas sim colocar quem já é do quadro: pedagogo, filosofo, sociólogo,historiador...
Com isso mais 1 vez a resolução do CEE(Conselho Estadual de Educação) esta sendo jogada fora ou considerada inexistente!
Os demais profissionais que atuam no ERE também não estão totalmente seguros, pois quem tinha saído naquelas listas de 15 e 16 de abril não foram totalmente readmitidos ou tão cm a situação não muito esclarecida, isso mostrado pela SEDUC.

SEMEC

Em conversa com a professora Iolanda, soube dos planos da SEMEC Belém que pretende fazer concurso para professor.Beleza!
Só que alegria de pobre dura pouco, pois ela falando com a Diretora de Ensino da SEMEC descobriu que não pretendem fazer para Ensino Religioso, pois segundo ela, as escolas não pedem profissionais. E que isso seria uma decisão praticamente dada como certa.
Porem ela se prontificou a ir junto a Secretaria de Educação e dizer que neste edital(saindo em 2009 ou 2010) tem que sim estar no edital o profissional de ERE e formado em Ciências da Religião!! Como ela disse: “só que é necessário ir alem de mim,representantes dos egressos,graduandos,coordenação e da reitoria para se ter mais peso”


AÇÕES

Estar mais do que na hora de se tomar ações que visam nos colocar de fato no mercado de trabalho!!!
Sei que pode estar muito em cima mais é possível sim fazer algo para que nosso direito seja preservado de fato, de atuar em nossa área.
Nesta 2ª por exemplo seria bom que todos os alunos e professores do Curso fossem ao Ministério Público(MP) cobrar explicação do por que dos distratos, uma vez que não concurso e há um acordo para se manter os profissionais das áreas citadas. Os alunos da ETEPA estarão indo nesta 2ª de manhã ao MP e a SEDUC reivindicar seu direito de estudar e de seu FUTURO PROFISSIONAL!

Vamos encher a caixa de e-mail da SEDUC:

http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=AreaInteresse.siteFaleConosco

Acredito que seria bom juntar forças com os alunos da ETEPA e irem ao MP, pois nós egressos teremos uma reunião com a Secretaria Adjunta, Socorro Amoras, e de lá iremos para o MP .

Agora lógico, há aqueles que não estão nem ai,pensam por que um não saiu,por que saiu no Diário Oficial que não sairia, por que isso é geral, pensam que não adianta se movimentar.....
QUEM PENSA E AGE ASSIM NO MINIMO É UM FANFARRÃO, AVENTUREIRO DE UNIVERSIDADE E SEGUIDOR DA LEI DE GERSON.

Um comentário:

Hercule Poirot disse...

Recomendo aos senhores Von Ihering "Luta pelo Direito", que com ceteza irá dar um maior cabedal de cidadania participativa, enquanto sos seus argumentos, acredito que deveriam ser mais embasados de fundamentação e direitos humanos. O argumento pecúniario é simplesmente insuficiente, acredito como Marx na luta de classes como motor da história e que a religião seja o opío do povo(sem juízo de valor), mesmo assim acredito na legitimidade da sua ideía, jamais nas suas ideologia maniqueístas, rogo-lhes criticidade fundamentada e não a encontrada em propaganda eleitoral.
Fraternité !